Instalando o Fedora 9 em um pendrive.
15/08/2008 2 Comentários
Bom vamos instalar o fedora 9 em um pendrive em modo persistente, ou seja, de uma forma que você possa alterar, instalar programas e etc e no proximo boot as mudanças estarão lá.
Vamos precisar de uma imagem.iso de um livecd do Fedora 9 eu preferí a que vem com gnome pois não gostei muito do novo kde4, mas gosto é gosto e cada um tem o seu.
Baixe uma uma imagem livecd aqui.
Com a devida imagem salva em seu hd instale o livecd-tools (se ja instalado pule essa parte).
#yum install livecd-tools
Plug o Pendrive no PC e usando o gparted (particionador gráfico) ou outro particionador qualquer marque o dispoistivo /dev/sdb1 como bootavel( no meu caso o pendrive foi reconhecido como /dev/sdb1 mas pode variar de pc para pc) .Não sabe tornar bootavel o pendrive “www.google.com.br“.
Para facilitar, vá até a pasta que você baixou a imagem.iso diminuindo assim a linha de comando.Como root digite:
#livecd-iso-to-disk –overlay-size-mb 512 nome da imagem.iso /dev/sdb1
O 512 é o tamanho que eu escolhi para gravar alterções no pendrive, pode-se colocar outros valor qualquer desde que tenha espaço, esse processo não é destrutivo (não apaga nada no pendrive) mas um backup antes não mata ninguém e você pode aproveitar para apagar aqueles arquivos que não quer mais.
O script fará umas checagens, verificando se está ativado a modo de boot etc depois começa a tranferir os dados para o pendrive.
OBS.: O processo de gravação tem que ser feito com o pendrive desmontado e obviamente plugado AHHHHH.
Depois é só ajustar o boot do pc para iniciar via usb e partir para o abraços, problema é que não funciona com alguns computadores mais antigos mas os que dá boot a velocidade é muito boa.
Termina aqui esse tutorial espero que gostem, pois estou preparando outro de como usar um aplicativo do fedora chamado Revisor que é nada mais nada menos do que um utilitário para remasterizar o Fedora 9. Já imaginou pegar um dvd de istalação com um monte de coisa que vc não usa e gerar um cd ou livecd com apenas o que vc quiser essa ferramenta existe e se chama revisor.
Até mais.
Pingback: Como instalar o Ubuntu 8.10 em um pendrive. « O Seo Messias
Pingback: Instalando o Fedora 10Pré Release em um Pendrive de 2Gb. « O Seo Messias