Livre arbítrio, você acha que tem? Ou 9 razões para não se acreditar em livre arbítrio.


Muitas crenças e dogmas que são cunhadas nas religiões e que são tomadas como verdade nunca são contestadas pelas pessoas, que seguem suas vidas sem pensar a respeito. Veja por exemplo o caso de Adão e Eva, segundo a bíblia uma mulher feita da costela de um homem (portanto teriam o mesmo DNA) foram precursores de todos os 7 bilhões de pessoas que temos hoje no mundo e no processo claro houve bastante relação incestuosa, afinal a bíblia não proíbe essas coisas. Ou o caso de Caim, que ao matar Abel, foge para outras terras onde já existiam pessoas vivendo lá, sendo que até aquele momento só havia Adão, Eva, Abel (morto) e Caim que fugiu para outras terras e se casou por lá. De onde vieram essas pessoas?

Mas o tema que quero abordar é outro que os cristãos pregam como verdade, porém tal fato só e possível para pessoas não cristãs, o livre arbítrio. O livre arbítrio é uma verdade da igreja aceita por todos e não é contestado por ninguém, porém religião e o mito de deus são contrários ao livre arbítrio, deixando apenas aos céticos o sabor de poderem decidir por eles mesmos as suas breves vidas.

9 Razões pelas quais não se deve acreditar em livre arbítrio.

 

  1. Deus é onisciente, então ele sabe o que você vai fazer antes de você mesmo sequer pensar.
  2. Existe (supostamente) um plano divino, portanto deus não vai mudar o plano dele só por você. Ou você se acha mais especial que os outros?
  3. Ele sabe o que você pensa, ou seja não dá para enganá-lo, só para o caso não ter entendido ainda.
  4. Mesmo que você realmente acredite que irá cumprir uma promessa a deus, ele saberá o momento exato que você irá sucumbir e fazer tudo ao contrário. Só um detalhe, ele já sabia no mesmo dia em que você prometeu.
  5. Castigo sem fim, viagem às profundezas do Inferno, danação eterna entre outros. Se você tomar qualquer decisão baseada no medo ou porque acha que vai ser castigado convenhamos que você foi induzido a uma escolha e você não tomou uma decisão imparcial.
  6. Não importa o que você faça, no momento que você nasceu deus já sabia se você iria para o céu ou iria para o inferno, pois ele sabe de tudo.
  7. Se o mal existe é para que o bem triunfe. Então não estaria uma pessoa má cumprindo um papel já designado para ela sendo assim privada do seu livre arbítrio em prol do bem maior?
  8. Deus te fez assim não adianta lutar. Tentar mudar o que ele fez é apenas lutar contra deus e não adianta nada.
  9. Quando você diz: – “qualquer coisa”, se deus quiser! Está admitindo que não adianta o que você queira e sim o que deus quiser, aplique isso a qualquer momento que você diz que – deus sabe o que faz – e você vai entender que não tem livre arbítrio para você, portanto não reclame da sua vida afinal foi deus quem fez assim.

Para terminar um ótimo vídeo explicando tudo que exatamente Ateísmo não é, religião.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: