Software livre, India e edução podem dar uma boa mistura


frase-steve-jobs

Gujarat é um dos 28 estados da Índia, sendo um dos estados mais desenvolvidos deste país. Gujarat possui uma área de 196024 km² e cerca de 60 milhões de habitantes (dados de 2011), só para efeito de comparação, o estado de São Paulo tem 248222 km² e cerca de 44 milhões de pessoas (dados de 2013).

E o que tem isso a ver com Software Livre e educação? O fato é que um projeto chamado Li-f-e MATE, um live DVD baseado no OpenSuse 13.1 e o desktop MATE, está sendo usado nas escolas de Gujarat – Índia, para ensinar computação aos jovens estudantes.

Segundo um post no site do OpenSuse, apartir do 9º ano escolar  eles começam a aprender ferramentas de computação que vão desde usar o Libre/OpenOffice até programação em C e Java. Não sei como funciona exatamente a grade escolar deles, mas pelo que está descrito é mais ou menos o padrão adotado hoje no Brasil e ficou assim.

  • 9º ano aprendem a usar o Libre/OpenOffice.
  • 10º ano os alunos aprendem a mexer com linha de comando e Shell Script.
  • 11º e 12 º anos os alunos aprendem C, Java, JavaScript e HTML.

O Li-f-e MATE ainda traz o Synfig Studio que é um software de animação 2D open source que pelo visto também esta sendo usando nas escolas, de resto é uma distribuição Linux normal e para quem não sabe o que é o MATE, ele é um desktop baseado no  Gnome 2, porém possuindo compatibilidade com as novas tecnologias, mantendo-se simples e rápido.

Gosto de iniciativas que visam ensinar computação e principalmente programação nas escolas, pois aprendendo programação e lógica elas aprendem a pensar de fato em resolver problemas de uma forma melhor. É claro que aprender a programar  não é um remédio que serve para tudo, porém porque não ensinar programação ao invés de religião ou educação moral e cívica nas escolas, uma vez que é imensamente melhor ensinar alguém a pensar do quê a obedecer, fazer à repetir apenas. Infelizmente os governos preferem eleitores burros.

[fonte: Opensuse]

One Response to Software livre, India e edução podem dar uma boa mistura

  1. Fabio disse:

    Dicas maravilhosa que com Certeza irão acrescentar muito, e irei praticar de imediato. Parabéns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: