5 coisas que aprendi usando Linux.


shell scriptLendo esse artigo, what i learned using linux over the last 10 years em inglês, que narra as principais coisas que o autor aprendeu em 10 anos usando linux, tem uma frase legal lá: The command line won’t kill you. (A linha de comando não o matará) o que não deixa de ser óbvio e absolutamente verdade.

Então resolvi fazer essa lista.

Coloquei 5, mas poderia ser mais ou até menos depende de quanto quisesse escrever. Tente também aqui vai as minhas.

  1. GNU/Linux é melhor que o Windows.
    Sistema de código aberto, correção de bugs e patchs de segurança com bastante frequência, sempre atualizado, não tem vírus e o melhor é 100% original e o melhor “Free”, você não precisa infringir a lei para tê-lo no seu desktop.
  2. Aprendi a aprender o que  preciso saber no momento certo. (Falei que tinha filosofia).
    Vão sempre existir problemas ou questões para serem resolvidas, coisas que você não sabe, mas que no processo vão ser o seu aprendizado, em outras palavras você aprende fazendo. Em outras palavras não precisa saber tudo de uma vez vá aprendendo continuamente.
  3. Compartilhamento de conhecimento e mudança de mentalidade.
    Acho que essa é unânime. Todos os que usam Linux tem essa mentalidade, a de compartilhar conhecimento. Porque a base do Linux é descentralizar o poder a dividi-lo com a comunidade para que todos tenham acesso às informações, passa de  um simples consumidor de informação para fornecedor de informação, isso é visto muito em fóruns e blogs sobre linux.
  4. O Windows (sistema proprietário) é a um mau necessário.
    Como a maioria das empresas ainda usa Windows como sistema principal, (provavelmente dever ter algum server linux na empresa), o profissional não pode ficar amarrado apenas em uma plataforma ou sistema operacional, tem conhecer pelo menos as principais, pois apenas conhecendo o outro lado é se pode fazer propaganda do Software Livre e demonstrar porque deve-se adota-lo como preferencial.
  5. Não precisa ser um gênio para usar Linux. Mas precisa não ter medo de aprender coisas novas.
    Essa coisa que Linux é difícil já esta ultrapassada, hoje em dia existem Distribuições Linux (Ubuntu/ Fedora) cujo público alvo são os iniciantes focando na facilidade do uso. Há quem diga que os usuários que sempre mexeram com Linux se adaptam menos ao ambiente Windows do que vice-versa.

E você? O que você aprendeu?  Escreve ai nos comentários.


Bookmark e Compartilhe

4 Responses to 5 coisas que aprendi usando Linux.

  1. Pingback: De uma mudada no visual do seu Desktop, com esses icones. « O Seo Messias

  2. wally says:

    aprendi a não entrar como administrador no Vista, para diminuir as chances e vulnerabilidades a vírus, malware, etc.

  3. Elias says:

    I learned whoami ;)

  4. Pingback: Tweets that mention 5 coisas que aprendi usando Linux. « O Seo Messias -- Topsy.com

Deixe um comentário