Instalar o Libre Office 3.3 Final no OpenSuse 11.3.
26/01/2011 6 Comentários
Saiu finalmente a versão final do Libre Office, depois de algumas desavenças saiu, e as poucas linhas mal traçadas que vos redigirei a seguir explicara como instalá-lo no seu no meu no nosso OpenSuse. Com algumas adaptações dá também para instalar nas outras distribuições que usam os pacotes RPM’s (mandriva. red hat e etc).
Primeiro passo, baixar o Libre Office 3.3 que no Brasil também adotou o nome de BrOffice.
Download LibreOffice 3.3
Download Pacote de tradução para o português br
Aqui cabe uma explicação, você pode instalar o LibreOffice 3.3 sem precisar desinstalar o OpenOffice que vem instalado por padrão ou seja, dá para ter os dois ao mesmo tempo no mesmo computador.
Mas vamos instalar do jeito certo, que é desinstalando o Openoffice que vem instalado no OpenSuse, como root (e como a Raquel hehe) digite em um terminal o seguinte comando ou vá pelo yast e selecione o programa que quer desinstalar:
#zypper rm OpenOffice_org – Confirme que quer realmente desinstalá-lo e espere terminar o processo.
Para descompactar o LibreOffice digite o comando abaixo ou clique com o botão direito no arquivo e depois em “extrair aqui”
# tar -vzxf LibO_3.3.0_Linux_x86_install-rpm_en-US.tar.gz
Faça o mesmo com o outro arquivo.
Entre na pasta RPMS que esta localizada na pasta LibO_3.3.0rc4_Linux_x86_install-rpm_en-US.
# cd LibO_3.3.0rc4_Linux_x86_install-rpm_en-US/RPMS
e digite:
# rpm -Uvh *.rpm
Isso instala todos os arquivos rpm da pasta. Quando terminar entre na pasta desktop-integration e instale o libreoffice3.3-suse-menus-3.3-6.noarch para criar os ícones no menu.
# rpm -Uvh libreoffice3.3-suse-menus-3.3-6.noarch
Por último vamos instalar o arquivo que deixa o Libre em Português brasileiro, para isso entre na outra pasta chamada LibO_3.3.0rc4_Linux_x86_langpack-rpm_pt-BR e dentro da pasta RPMS (note que não é a mesma RPMS de antes) digite:
# rpm -Uvh *.rpm
Pronto agora você já pode usar o seu LibreOffice, que na versão brasileira se chama BrOffice.
Este artigo pertence ao “OSeoMessias”. Alguns direitos reservados.
Pingback: Tweets that mention Instalar Libre Office 3.3 Final no OpenSuse 11.3. « O Seo Messias -- Topsy.com
Olá,
Obrigado pela dica, mas mesmo seguindo todos os passos, os ícones do Broffice 3.3 não aparecem. Tem alguma forma de resolver isso?
Só esclarecendo, estou usando OpenSuse 11.3, segui os passos para a instalação do BrOffice 3.3 e ele instalou direitinho. Só que as imagens dos ícones do BrOffice, writer, calc, impress, etc. não aparecem. No lugar deles apenas um quadrado branco com um “X” vermelho. No mais a aplicação está funcionando direitinho.
Bom, tente mudar de ícones, para que o sistema releia os ícones do sistema.
Desculpe a demora para responder.
Caso não tenha entendido:
Sistema -> Visual e comportamento -> Aparência -> Personalizar -> ícones
Então escolha um set de ícones diferente do que esta usando.
Pra resolver esse problema dos icones, é só instalar pacote da pasta DESKTOP_INTEGRATION libreoffice3.3-freedesktop-menus-3.3-8.noarch.rpm