Instalando a RTL8191Se no OpenSuse 11.3 do jeito fácil.


Estou feliz pois ganhei um belo presente de natal este ano, não que não seja uma pessoa feliz, mas como disse no twitter; “sou uma pessoa um pouco mais feliz agora”. O presente em questão foi um notebook HP G42-240BR que ganhei do meu pai e da minha mãe, a lei da atração foi provada nesse evento, que recebi no dia 24 a tarde.

Por inevitáveis acontecimentos e festividades só pude brincar com o meu brinquedinho segunda-feira dia 27 de Dez, quando de imediado tirei o Windows  Seven Home Edition e instalei o OpenSuse 11.3, sim mudei do Fedora para o OpenSuse, pelo motivo de  o Fedora não ter versões de longa duração, o que não é o escopo deles mesmo, mas isso estava me chateando, então optei pelo OpenSuse e não estou me arrependendo, embora ainda goste bastante do Fedora.

Tudo ocorreu bem, o sistema instalou no notebook como o de costume, mas o OpenSuse não instalou por padrão a placa de rede sem fio, como a placa de rede via cabo estava funcionando foi só dar uma pesquisada no google que em 5 minutos o problema estava resolvido. Antes que os Windowsnáticos comecem a apedrejar e amaldiçoar o Linux por isso, aviso que se fosse uma instalação do Windows teriam que baixar uns bons MegaBytes de drivers para tudo funcionar no Windows (rede, webcam, vídeo e etc) . Adendos feitos vamos ao que interessa.

O que eu vou escrever agora é a forma mais fácil e automática possível, uma vez que o jeito difícil (não é tão difícil assim) é apenas mais chato uma vez que, para toda atualização do kernel teria que ser repetido o processo de compilação do módulo.

O bom do OpenSuse é que tem um repositório para quase todo tipo de problema e neste caso não foi diferente, para o caso acima citado basta fazer o seguinte:

Abra um terminal e digite:

Lembrando que tem que estar logado como root.

Explicando o comando:

zypper ar- aplicativo que baixa, instala e procura por dependências que em conjunto com a opção “ar” adicionam o repositório, que é o endereço, url, e daa ele o nome de wireless para facilitar o entendimento.

Feito isso basta clicar no menu Computador (que em geral fica na barra de baixo do gnome, canto inferior esquerdo) e no botão “Instale/Remova Programas, digitar a senha de root e esperar atualizar os repositórios, quando terminar o processo o sistema vai te informar que tem alguns softwares sugeridos para serem instalados e pasmem, entre eles estão nada mais nada menos do que os drivers da dua placa de rede sem fio, feche a tela que mostra os programas a serem instalados e Clique em “Aplicar”, no canto inferior direito, pronto é só esperar a instalação e reiniciar o Notebook que ja estará funcionando, no meu caso não precisei fazer nenhuma configuração adicional a não ser o de digitar a senha da rede.

Este repositório também contém vários outros drivers e pode dar certo com outras placas de rede sem fio, desde que o driver da mesma se encontre no repositório

Espero que esta dica tenha ajudado alguém. Enjoy.

Este artigo pertence ao “OSeoMessias”. Alguns direitos reservados.

7 Responses to Instalando a RTL8191Se no OpenSuse 11.3 do jeito fácil.

  1. Pingback: Tweets that mention Instalando a RTL8191Se no OpenSuse 11.3 do jeito fácil.: -- Topsy.com

  2. Pingback: SEO » Instalando a RTL8191Se no OpenSuse 11.3 do jeito fácil. « O Seo … | Rede SEO

  3. Elias disse:

    Acho que o seguinte video ironiza seu post perfeitamente: http://www.youtube.com/watch?v=x720yVaIGzA =)

    Só faltou uma foto do notebook, né? =P Quem sabe até um vídeo nintendo 64-like.

    Good hacking with the new toy.

  4. Do jeito que ele falou deve ser no mínimo usuario de Windows NT. hahahaha.
    Sacanagem dele falar daquele jeito do opensuse.

  5. alanheavy disse:

    ajudou muito velho valeu mesmo. já tava desgostando do opensuse por não conseguir instalar a placa de rede sem fio

  6. Fagner Patrício disse:

    Aqui funcionou também, o meu notebook é um CCE T23L, valeu cara.

  7. fhsst disse:

    Vocês ficam aí tirando onda, mas saiba que para quem chegou agora no mundo linux não há post melhor para resolver esse problema

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: