Vendedores de computadores não sabem do que estão falando?


Ontem dia 23 de Abril cheguei mais cedo na faculdade então resolvi dar uma volta até dar o horario da aula. Entrei no Extra (Hipermercado) e fui direto para a seção de eletrônicos, mais precisamente de computadores e notebooks. Dando uma olhada nos notebooks vi um que me chamou a atenção, um notebook da Philco com um preço configuração muito bons, mas a minha maior surpresa era o Linux que estava instalado nele , um Mandriva, digo surpreso porque geralmente é alguma distribuição Linux alienigena que ninguém conhece ou que não é nada habitual o que acaba fazendo com que o comprador mande instalar uma cópia pirata do Windows da vida.

Voltando ao Mandriva que pelo pouco que testei achei que estava bem configurado e tudo funcionando e como eu disse eu testei pouco porque o vendedor me abordou com a celebre pergunta: – Já foi atendido? Gostaria de saber obre configuração e preço? Bom, a configuração e o preço estavam ali na minha frente é claro que a pergunta dele foi para que eu parasse de mexer no joguinho do notebook,que por sinal estava bem divertido. Porque afinal eles estão ali em exposição? Apenas para serem olhados sem que possamos ao menos testa-los.

Respondi a ele com outras perguntas que o deixaram com mais dúvidas do que respostas. Disse a ele que eu já tinha um Linux que eu usava e também tinha uma licença do Windows Original (ambas verdades) e perguntei: se caso eu tirasse o Linux que estava instalado e colocasse os meus dois sistemas operacionais eu perderia algum tipo de garantia? A resposta foi interessante, ele disse que no caso do Windows como era um sistema diferente eu perderia a garantia do fabricante mas não tinha certeza quanto ao Linux. Dito isso foi procurar o gerente em algum lugar bem obscuro pois não o vi durante uns cinco minutos, então ele volta e diz:  Que tanto faz Linux ou Windows eu perderia a garantia.

Então me veio a pergunta: Se eu fizer um upgrade do Wndows Vista para o Windows Seven ou até mesmo do XP para o Vista (a algum tempo atrás) ou melhor ainda do XP direto para o Seven (a maioria)? Isso então não é  permitido também, porque por mais que sejam da mesma fabricante o XP e o Seven são Sistema Operacionais diferentes e têm várias incompatibilidades entre si, isso então também acarretaria a perda da garantia.

O disco de Recuperação do Windows e de outros Sistemas operacionais fazem exatamente isso, instalar um sistema operacional novo, porque o computador não sabe (não tem ideia) que o que esta sendo instalado é o mesmo sistema que estava antes, esta simplesmente seguindo as ordem pré configuradas no guia de instalação ou seja, formatar, instalar, trocar de sistema para o computador é tudo a mesma coisa. Pensando desta maneira se o PC for mandado para a assistência técnica e for constado que o problema e de Software o técnico não pode formatar a máquina porque fará com que a mesma perca a garantia de fábrica.

Sinceramente eu tentei até argumentar com o vendedor, mas ele apenas respondia que eram normas do fabricante então desisti, eu não ia comprar nada mesmo, mas se fosse não seria ali que eu compraria.

Tanto os vendedores quanto os fabricantes deveriam se atualizar e dar mais liberdade para o consumidor, como que vou comprar um notebook ou outro computador acreditando apenas que o produto é bom ou que o sistema operacional é o ideal, e se caso eu quisesse exatamente aquele Notebook, mas com sistema operacional diferente, eles não me venderiam? Eu sei que não compraria ali mesmo que o preço estivesse bom (e estava), mas fazer o que, se é o fabricante quem manda no consumidor e nos vendedores.

2 Responses to Vendedores de computadores não sabem do que estão falando?

  1. Thiago Gomes Verissimo disse:

    Isso já aconteceu comigo várias vezes. E engraçado que acabai de comprar um netbook da philco, muito bom por sinal, que venho com linux. Eu já tinha olhado as configurações no site do extra e sabia que era bom, e a vendedora repetiu diversas vezes que vinha com linux mas eu poderia colocar o windows… eu deixei pra lá, e falei okok… já entendi… para sair logo dali e colocar o remix!! que é ótimo.

  2. Pingback: Comentando o caso da Dell. Linux é mais seguro que o Windows. « O Seo Messias

Deixe uma resposta

