Neste Natal, dê um blog de Presente para o seu filho.


Minha enteada “Mariana” veio essa semana com a noticia que tinha que começar um blog, e que queria escrever coisas da escola e da sala de aula dela. De cara achei que era por minha influência já que falo disso o tempo inteiro, mas a verdade é que foi um pedido do professor de Português. Ela terá que fazer postagens com uma certa frequência e o professor acessará periodicamente para dar algum tipo de nota.

Uma ótima ideia – disse – assim ela iria sair da monotonia que as escolas impõem aos alunos e que chamam de ensino..

É muito bom para o aprendizado um aluno ter um blog. É muito bom porque os alunos são maus leitores eles leem o que os professores mandam e não dão a devida importância de como se escreve ou porque se escreve daquele jeito. Levando em conta a minha “experiência milenar em blogs” admito que o ato de escrever me fez um leitor infinitamente melhor. Gosto de ler textos em vários estilos, presto atenção nas palavras, coisas que eu não me importava na época de escola, é claro que tenho que melhorar muito ainda, mas chego lá.

Uma pessoa que escreve para um blog, certamente não quer ser taxada de burra ou de que não sabe escrever, o que faz o aluno, no caso minha enteada que não se importa muito em ler, prestar mais atenção no que escreve e provavelmente vai gerar aquela disputa sadia na escola para ver quem é o melhor e coisa tal, resultado, todos ganham.

Da minha parte vou ajuda-la ensinando os princípios básicos das boas relações da internet, vou apresenta-la ao Dicas Blogger, vou falar de plágio (ctrl +c, ctrl + v), ela que esta ainda na fase Orkut, MSN com certeza vai gostar de conhecer este outro lado da web.

Já até prometi a ela colocar um link aqui no blog, o/.

Para terminar (se não fico divagando muito), acho que todo aluno com mais ou menos a faixa de idade da Mariana devia ao menos ter a experiência de escrever por conta própria, uma vez que os trabalhos escolares são 99% “ctrl +c, ctrl + v” e 1% conclusão, claro que tem pessoas que por mais que gostem (eu junto) nunca serão ótimos escritores, mas serão escritores e leitores melhores e mais críticos.

A coisa ruim nisso tudo é que essa iniciativa parte de uma escola particular, onde os alunos com certeza têm acesso a internet e computador em casa, iniciativas como esta, deveriam surgir também em escolas públicas. Poderia haver salas de aula com acesso à internet onde o aluno escreveria o texto passaria para um redator (melhor aluno de português) e este publicaria, seria um blog comunitário dos alunos de uma escola assim até os alunos que não tem acesso a esse tipo de mídia poderiam praticar o ato de escrever, mas isso por enquanto é apenas um sonho.

Fica aqui a Dica..

One Response to Neste Natal, dê um blog de Presente para o seu filho.

  1. Elias says:

    Sem dúvida nenhuma escrever uma redação para por em um blog ao invés de entregar para a professora tem pesos diferentes na mente. Principalmente quando se percebe o valor de um texto publicado para todos verem na internet.

Deixe um comentário

