Instalar programas no Linux: É ou não é difícil?


ubuntu0512Uma coisa que não me agrada muito no linux é o fato da instalação de programas, não que seja difícil e sim porque é necessário uma conexão com a internet, pois no fundo é até mais fácil instalar um programa no Linux do que no Windows, utilizando os gerenciados apt-get e yum.

Um Exemplo: Para instalar um programa no Linux (Fedora ou Ubuntu) basta um: #yum/ apt-get install “nome do pacote” e aguardar um pouco e o programa sera instalado no seu computador.

Como todos os 2 leitores aqui do blogue sabem eu uso e recomendo a Distribuição Fedora, pois a mesma tem um spin Nacional ou seja totalmente traduzida para o nosso idioma, mas sem uma conexão com a internet ficamos presos apenas aos programas pré instalados, o que não é pouco,  mas quem não quer assiti ou ouvir os seus arquivos de filmes e músicas prediletos? Instalar programas offline no Fedora não é uma coisa muito agradável e fácil de se fazer e como “Não só de pão vive o homem” resolvi testar o Ubuntu 9.10 que é, digamos assim um concorrente do Fedora e que foi lançado no dia 29 de outubro e ainda esta fresquinho.

Logo de cara percebi que o Ubuntu 9.10 esta bem mais rápido que as versões anteriores embora na aparência continue bem parecido. Fiquei muito satisfeito com o uso do Ubuntu no pendrive, ficou realmente leve e o que mais me agradou é poder usar uma ferramenta que a muito tempo quero testar o AptOnCD.

O AptOnCd é uma add-on ao apt-get (programa usado para instalar novos programas) que mostrou-se muito eficaz e fácil de usar.

O Fedora 12 (Constantine) vai ser lançado ainda em Novembro dia 17,mas creio que ferramenta similar não sera lançada ainda nesta versão. Ponto para o Ubuntu.

Concluindo: Hoje em dia não pode-se mais dizer que é difícil instalar programas no Linux, pois existem ferramentas que facilitam muito a vida do usuário, porém quando a questão é fazer download de um programa para instalar off-line a coisa muda de figura.

Por enquanto estou usando o Ubuntu 9.10 em minha máquina, esperando o Fedora 12 – Constantine ser lançado.

No próximo post explicarei como instalar e usar o AptOnCD. Fui.

4 Responses to Instalar programas no Linux: É ou não é difícil?

  1. Pingback: AptonCd, finalmente. Várias ScreenShots. Parte final. « O Seo Messias

  2. Pingback: Uma Breve História do Linux. « O Seo Messias

  3. felipe disse:

    cara eu tenho o ubuntu 9.10 e sou iniciante no linux eu gostaria de saber como instalar os drivers de video e audio e os programas se não for pedir demais
    espero que vc leia isso pq to mais perdido que cego em tiroteio

  4. Fique calmo, pois isso não é um bicho de 7 cabeças como costumava ser.

    Existe um programa (script) chamado Ubuntu Perfeito que faz todas essas coisas automaticamente para você, ou você pode baixar o Ubuntu 9.10 já com todos os programas e codecs necessários para uma utilização plena deste Sistema Operacional, que por sinal é muito bom.
    Aqui vai o link espero ter ajudado, se tiver dúvidas estou aqui para ajudar. http://hamacker.wordpress.com/2010/02/27/ubuntu-9-10-64bits-remasterizado-com-o-ubuntu-perfeito/

Deixe uma resposta

