Colocando o OpenDns para funcionar. Linux e Windows.


Se você tem o Speedy da telefônica já deve ter tido, ao tentar entrar em um link ou ter digitado um endereço de site, um erro de que não foi possível encontrar a página, com um logo da telefônica e tudo mais, parecida com essa do Link, é porque meu caro internauta esta usando os serviços de Dns da Telefônica o qual é dos piores que eu já vi.

Hulk smash.

Hulk smash.

Mas como para tudo existe remédio, menos para a morte por enquanto,  e existe algo que você pode fazer. Mudar de provedor é lógico. Mas se não dá vou te mostrar como melhorar a sua experiência na Web. Vamos lá.

No Linux (Red Hat, Fedora e semelhantes):

O Arquivo encarregado de conter as configurações de DNS do Linux é o /etc/resolv.conf, este arquivo é gerado automaticamente via DHCP ou Networkmanager que por sua vez é enviado pela telefônica então ele vai conter o dns deles óbiviamente. dãhhh.

Para contornar o caso e na inicialização do computador já trocar de Dns faça o seguinte:

Logue-se como root em um terminal e abra o arquivo /etc/rc.local.

#gedit /etc/rc.local  -> aqui usamos o gedit por ser mais fácil para o iniciante mas pode ser qualquer editor que quiser (vi, nano, emacs e etc).

O próximo passo será editar o arquivo, coloque no final do arquivo as duas linhas de comandos.

echo nameserver 208.67.222.222 > /etc/resolv.conf

echo nameserver 208.67.220.220 >> /etc/resolv.conf

Salve e feche o arquivo. Agora quando toda vez que reiniciar o PC ele vai automaticamente mudar a configuração do arquivo /etc/resolv.conf, caso não queira reiniciar o PC para usufruir da nova configuração basta digitar o seguinte comando em um terminal, claro que logado como root.

#/etc/rc.local

Pronto o seu novo Dns esta configurado. Para voltar à configuração anterior basta apagar as duas linhas do arquivo /etc/rc.local e pronto tudo vai voltar ao normal – como se não conseguir navegar fosse normal.

**O arquivo /etc/rc.local é um arquivo que é iniciado depois de todos os outros é mais ou menos parecido com o iniciar do windows por isso foi feita a configuração nele ele é praticamente executado por último na sequência garantindo assim a configuração.

No windows também da para usar o Opendns para isso basta entrar nas configurações de rede -> clicar com o botão direito no ícone referente a sua conexão -> escolha protocolo TCP/IP e clique no botão propriedades.

Você vai encontrar tudo no automático, no referente ao endereço IP não precisa mudar nada, na parte de baixo referente ao  Servidor de DNS escolha a opção – Usar os seguintes endereços de servidor DNS. Nos campos que vão clarear você pode preencher com os IP’s do Projeto OpenDns e sair. Pronto esta configurado no Windows.

Clique na imagem para aumentar o tamanho.

Leia também:

Dia dos namorados, Twitter e O grupo dos Cinco

4 Responses to Colocando o OpenDns para funcionar. Linux e Windows.

  1. Pingback: OpenDns versus DNS Telefônica uma luta injusta. « O Seo Messias

  2. Pingback: Adobe Air e TweetDeck funcionando no Fedora 11. « O Seo Messias

  3. Érico disse:

    bosss mto bommmm xD

  4. Pingback: Desafio 7 links, Resgatando a alma do seu Blog. « O Seo Messias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: