Moblin 2.0. Ótima opção para Netbooks.


Bom com a grande variedade de netbooks por ai fica cada vez mais difícil escolher um modelo para adquirir, seja pelo preço (que aqui no Brasil não difere muito dos NoteBooks maiores), marca, capacidade wherever. Já no campo do sistema operacional não são tantas as escolhas, uma vez que não é tão trivial re/instalar um sistema operacional nesses pequenos, a maioria fica com o que veio nele de fábrica e os mais fuçadores acabam (estragando) trocando o sistema operacional.

Tela do Moblin 2.0 Beta

Tela do Moblin 2.0 Beta

Embora tenham algumas opções de sistema operacional os mais populares, ou seja, os que vem já instalados de fabrica são: Xandros (Asus Eeepc) e o Ubuntu Remix ambos são Gnu/Linux, o primeiro vem por padrão em muitos modelos do pequeno da Asus e o Ubuntu Remix corre por fora querendo abocanhar uma fatia desse mercado do outro lado temos o Windows (fim de carreira) XP que por ser considerado leve roda bem nessas máquinas (mas depois de instalar antivírus, antispyware e mais um monte de “antis” essa leveza vai para o beleléu sem contar que é um sistema obsoleto) outro que pode tomar o lugar do Windows XP é o Windows Seven, que vai ter versão para Netbooks, vamos ver no que vai dar.
Temos outras distros que fizeram suas versões para Netbooks também, mas ao meu ver são adaptações para cobrir uma lacuna ou tentar não desapontar os fãs da distro e dizer “-Ei nós também temos uma versão para Netbooks”, pode ser que isso mude no futuro quem sabe.

Nos últimos dias saiu a noticia que a Intel estava trabalhando em uma plataforma (Linux) para netbooks baseados em Atom, denominada Moblin 2.0 que esta em fase Beta mas já mostra a que veio. Ao que tudo indica essa distro não vai ser apenas mais uma no mundo, lutando pela liderança dos Sistemas Operacionais para Netbooks.

Oquê você tem um netbook ficou interessado em usar esse tal de Moblin 2.0 então os seus problemas acabaram (de começar hehehe), nas próximas linhas vou escrever como colocar o sistema Moblin 2.0 em um pendrive a partir do Linux e do Windows também para que você, meu amigo minha amiga, possa desfrutar e ajudar a melhorar esse S.O. Bora então.

1.baixar o Moblin (Dahh)
2.tenha um pendrive de pelo menos 1GB
3.copiar os arquivos da imagem para o Pendrive – calma que já vou explicar
4.dar o boot no netbook pelo pendrive
5.requerimento imprescindível – tem que ter um NetBook com chipset Intel

Botando a mão na massa. De preferência as duas.

No Windows:
Baixe esse programa.

Descompacte e rode o executável W32DiskImager.exe (veja a imagem)

Selecione a imagem do Moblin (.img)

Escolha a letra correspondente ao seu pendrive

Clique no botão “write”para começar a cópia dos arquivos para o pendrive (é uma cópia byte a byte, mais explicações na versão para linux do mesmo tutorial no próxmo post).

Agora de o boot no netbook pelo pendrive e divirta-se.

Até o próximo post.

6 Responses to Moblin 2.0. Ótima opção para Netbooks.

  1. Pingback: Moblin no pendrive parte 2, Linux mode. « O Seo Messias

  2. Danilo disse:

    estou usando um SD de 1gb mas não ta dando certo…. o programa diz que não tem espaço em disco o suficiente :/

  3. Esse seu pendrive esta vazio? Mesmo que esteja tente formata-lo para ver se dá certo.

  4. IvanSampa disse:

    Testei o moblin no virtualbox no Linux Mint, muito bonito e funcional. E postei um video no youtube http://www.youtube.com/ivansampa ou direto no link http://www.youtube.com/watch?v=NPk9lIri0cQ

  5. ecmotta disse:

    Testei num Positivo Mobo 1050. O mouse não funcionou, precisei conectar um na porta USB. Não descobri como configurar a rede wireless. Todo em Inglês. Poucos aplicativos. A aparência não é agradável. A proposta parece boa, mas ainda precisa evoluir bastante.

  6. Sim a proposta é muito boa, porém é um Beta e como todos os betas tem algumas falhas e algumas incompatibilidades sempre vão aparecer devido as empresas donas do netbooks não passarem as especificações dos drivers ou por serem mais novos ainda não totalmente suportados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: