Jornal da Globo: Não falou do Linux, denovo!


É sempre bom ver a mídia escrevendo e mostrando matérias sobre tecnologia, internet e afins.
No Jornal da Globo foi aberto um espaço importante para os assuntos relacionados a tecnologia e seus efeitos na sociedade espero que seja bem aproveitado indo além de matérias superficiais e mostrando os dois lados.

Na reportagem que foi ao ar na ultima quinta-feira dia 05 de fevereiro, o jornal da Globo e seu espaço reservado para assuntos digitais chamada de Conecte nos apresentou (bom pelo menos eu estava acordado) uma reportagem que tinha como intuito de mostrar a Informática como Ferramenta na Educação.

A reportagem mostrou casos de alunos de escolas públicas que já fazem uso de computadores em sala de aula para outras aulas além de informática, uma escola (rica) particular que cada aluno tem um notebook para estudar, conversou com alunos sobre o que eles achavam daquela maneira de estudar, falou sobre blogues ajudando no aprendizado, e pais que acompanhavam os seu filhos nessa “janela” para o mundo, que é a internet.

Exatamente, Janela (windows para quem ainda não entendeu o trocadilho) na reportagem, que foi até legal, mas novamente não foi falado nada a respeito de software livre, mesmo,eles, tendo várias oportunidades tais como as frases que incluiam programas grátis no meio ou  usar livremente o programa (computador) em qualquer lugar que esteja.

Mas não é de agora, dando uma vasculhada no espaço da coluna conecte não vi nada sobre software livre ou Linux e já que querem, e não da para falar de informática mostrando apenas computadores com aquela famigerada tela do Windows.

No plano educacional principalmente no que diz respeito aos pequeninos poderiam ter falado da interface que foi originalmente criada no OLPC (que não falaram nada respeito até hoje) chamada Sugar.
O Sugar pode ser instalado no Fedora 10 e apresenta a o usuário um gerenciador de interface gráfica (gerenciador de janelas) voltado para educação com vário programas educativos muito bons prontos para a criançada usar, brincar e aprender se divertindo e o melhor que o não só o programa (software) é grátis mas o sistema no qual ele roda também  é,não sendo assim necessario ter um sistema proprietário instalado no computador, para sitar apenas um exemplo.

Espero que em reportagens futuras a Globo possa dar mais importância ao software livre.

Existem vários temas que poderiam ser abordados:

  • programas pagos x programas free – quais as alternativas
  • Linux x Windows
  • Firefox – porque não? Afinal eles noticiaram o lançamento do chrome.
  • OpenOffice como alternativa a o Ms Office
  • Casos de sucesso – empresas que fazem uso de software livre
  • profissionais de TI – como anda o mercado de trabalho com a crise mundial (acho que essa seria boa)

Como vimos há várias opções.
Mesmo assim é valida a iniciativa, eu como amante de informática gosto de sempre ver qual é a visão dos outros sobre o assunto Informática.

Link da matéria com video da reportagem  aqui

Deixe um comentário