Python, pau para toda obra.


Bem eu comecei a aprender a programar em Python (iniciante autodidata) por causa desse probleminha de matemática logo abaixo.

Temos um saco com muitas moedas. Tirando-as de duas em duas, sobrará uma moeda no saco. Tirando-as de três em três, também sobrará uma moeda. E, assim por diante, até de doze em doze, sobrará uma moeda. Somente quando tirarmos de treze em treze, o saco ficará vazio. Qual é o número mínimo de moedas no saco para que isso aconteça?

Site: testeonline.com.br

Tem muitos testes de matemática nesse site, ótimo lugar para aplicar python no dia a dia.

Como esse problema quebrei a cabeça por umas duas semanas, estava enferrujado em matemática e não sabia onde? Ou oque? Procurar para ter como responder esse a esse problema. Então muitas folhas de caderno depois (muitas mesmo) eu tive a grande idéia.
“Vou aprender a programar”, mas não sabia qual linguagem escolher, queria algo portável e que não fosse tão difícil aprender por conta própria.

Depois de pesquisar um pouco escolhi a Linguagem Python, que roda tanto sob Linux(nativo) e Windows (mediante instalação), tem uma sintaxe de fácil entendimento, pode ser usada para praticamente tudo desde aplicativos gráficos, jogos e 3D, ferramentas web servindo até para resolver probleminhas de matemática, como este ai acima
Resultado, 2 dias estudando python já havia resolvido o problema de matemática que fazia duas semanas que não saia da minha cabeça.

Com isso eu notei que nos tutoriais web afora não tem muitos exemplos práticos ou questionários para fazer o aprendiz testar o seu código em algo real, sempre o conteúdo é bom, mas sem exercícios, o estudante passa para o próximo tópico sem fixar direito no que acabou de estudar, o que falta é segurar o leitor mais um pouco em cada capítulo. Então eu comecei a usar o seguinte método de estudo, usar o python para o meu dia-a-dia em qualquer lugar eu tento transformar em script uma tarefa qualquer, é mais fácil usar em problemas de matemática, mas da para fazer qualquer coisa -o shell é o limite-(tudo bem essa piada ficaria melhor se estivesse falando de Shell Script, o o interpretador do python roda direto no shell então faz sentido também) estava lendo um site sobre o peso ideal das pessoas dependendo do peso altura e idade, pronto peguei a fórmula e fiz um programinha que pede as informações da pessoa e mostra na tela quanto deveria pesar é mais ou menos assim o legal é que faz você querer melhorar o script mostrar para os outros colocar algumas frescuras enfim buscar aprender mais.
Então a minha dica para quem quer começar a programar comece por python, não é difícil é bem flexível e te ajuda no dia a dia.

Para aqueles que ficaram interessados no resultado do problema acima, faça um comentário que eu mando o código fonte (meio capenga mas usual) do script que eu fiz.

Para aquele que gostam de um de um joguinho, podem colocar os seus códigos para compartilhar com a galera os seus conhecimentos, pois eu sei que deve ter maneira mais simples de implementar o meu código, porque em python o lema é.

“Quanto menor o código, melhor a solução”
“Acho que inventei esse dilema”

Para que estiver interessado em aprender visite este site PythonBrasil e comece nesse tutorial que é muito bom, e se quiser testar o que aprendeu na prática clique aqui.

Leia também:

Instalando Ubuntu 8.10 no pendrive

Instalando Fedora 10 no pendrive

Instalando Fedora 9 no pendrive



Bookmark e Compartilhe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: