SearchMe, mudando a forma de pesquisar na internet.


Pessoal, seguindo a dica do blog Viva o Tux,(tem um vídeo lá) sobre uma ferramenta de busca web em modo gráfico, fiquei curioso e fui fazer os meus testes o texto abaixo descreve um pouco da minha experiência.


pagina-principal1 O nome da ferramenta é SearchMe e esta em fase beta 2, em tem como característica principal sua engine visual construída em flash, sem frescuras, que nos apresenta o resultado das pesquisas de uma forma que nos faz lembrar das interfaces 3D dos Sistema Operacionais atuais(Linux com Compiz e o Vista e XP com os seus pseudo 3D). As imagens das páginas relevantes à pesquisa aparecem lado a lado e você pode navegar nelas através de uma barra de rolagem no canto inferior da página, tem as opões tradicionais de pesquisa como web, images, music e video e algumas outras ferramentas que ainda estão em fase de construção. A resposta às pesquisas é rápida, porém não esta otimizada para a nossa língua pátria, o português. Os testes foram feitos em um computador, digamos mais novo, não sendo testado em uma máquina com poucos recursos, não aconselho a verão flash para conexão discada. Veja a primeira página do resultado da pesquisa no google e no SearchMe com a mesma palavra.
O termo de busca usado foi: vivaolinux.

Clique nas imagens para velas em tamanho original.

pesquisa-no-google

e a mesma pesquisa no SearchMe

vivaolinux

Note a diferença do resultado da primeira página para cada opção.
Ao se passar o mouse sobre as imagens na tela, abre-se um resumo do site no rodapé.

Uma opção para quem usa o Firefox é um add-on que coloca o SearchMe nas opções de pesquisa do Firefox (vulgo barrinha do google) e uma barra de tarefas (toolbar), mas como eu odeio esse tipo de comedor de área visível de tela, eu não instalei, ficando somente com o campo de pesquisa. Ainda no campos de ferramentas, tem a opção de um mini SearchMe no seu site/blog, precisando para isso apenas copiar e colar o código na sua homepage. (tamanho mínimo recomendado de 350×275) e uma versão móvel bastando acessar o site pelo endereço otimizado para celulares/smartphones (não sei quais celulares são compatíveis mas, os aparelhos atuais na maioria  o são): http://m.searchme.com.
Para quem gosta de algo mais tradicional o tem o SearchMe lite que apresenta o resultado da pesquisa em forma estática, um pouco parecida com o google, porém com imagens dos resultados da busca do lado esquerdo dos links dos sites (prefiro o modo 3D), no botão preferences que tem algumas opções de personalilzação como, tema dia e noite, safe seach etc tudo bem básico.

SearchMe no modo lite.

SearchMe no modo lite.

Ei, isso ai do lado é google adsense?

No geral eu gostei, se o o SearchMe desse resultados semelhantes aos dados pelo Google eu optaria por utilizar ele por ser mais bonito visualmente, mas sempre estaria fazendo pesquisas paralelas no Google.
Por enquanto é somente mais um motor de busca que apresenta os resultados de uma maneira mais agradável aos olhos, isso é uma novidade mas não da para viver somente de beleza (Megan Fox é uma exceção) , mas não passa disso, talvez em um futuro próximo quando mais sites estiverem indexados e o SearchMe for em várias linguas, assim como é o inimigo a vencer, nós teremos concorrentes para o Google a altura.

Fonte: Viva o Tux

Link para o blog do projeto. http://blog.searchme.com

Posts interessantes:

Instalalando o Ubuntu 8.10 em um pendrive.

Quanto custa desenvolver um sistema Linux completo?

2 Responses to SearchMe, mudando a forma de pesquisar na internet.

  1. Legal seu post, foi muito além do que mesmo eu sabia, mas de fato nunca esquecemos o searchme.

  2. Obrigado, precisando “tamos ai”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: