A internet Existiria sem o Linux?


Como no post anterior eu disse que a Microsoft detinha 90% do mercado de Computadores domésticos, este post servirá para mostrar o outro lado. Que na área de Alto Desempenho de Servidores (HTTP principalmente) o Linux reina soberano e a Microsoft vem em segundo lugar porém, muito atrás do pinguin.
A internet como a conhecemos hoje roda sob Linux e há uma chance altíssima de que a conexão que você esta usando agora, para ler este post, esteja conectada a um servidor Linux e sendo encaminhada através de vários servidores Linux pelo caminho.
Veja no gráfico abaixo, que mostra o a ascensão do Apache de Agosto de 1995 a Setembro de 2008.

Bom o gráfico já diz tudo mas:
Note que o Apache tem uma enorme, para não dizer suprema, vantagem sobre todas as outras e muito superior a o segundo colocado a Microsoft.

Repare também que a linha do Apache e da Microsoft, praticamente são o inverso uma da outra, indicando que o sucesso do Apache esta diretamente ligado a derrota da Microsoft. Ainda há os casos que o Apache esta rodando em sob uma plataforma Windows, (é amiguinhos temos versão do Apache para Windows também) mas o predominante são plataformas *nix.

Porque o Linux, e não a Microsoft?

1.Preço → Linux é free.
2.A capacidade de customização e performance em hardware obsoleto.

Um exemplo prático é que você pode pegar aquele 486 com processador de 133 MHz sem HD, 32 Mb de memória e duas placas de rede que pode estar encostado no canto do seu quarto (porque você não teve coragem de joga-lo fora, o primeiro micro a gente nunca esquece) e uma distribuição Linux que cabe em um disquete como o Coyote Linux e fazer dessa peça de museu um roteador com proxy e várias outras funcionalidades, e adicionando um pouco mais de memória pode-se conseguir coisas surpreendentes. E quanto você gastou?
Nada, no máximo teve que comprar um disquete.
E pela ironia do destino olha quem também usa Linux em seus servidores.
Microsoft pêga no pulo
Sim é a nossa amiga Microsoft. Acho que isso se deve ao fato de que páginas de downloads tem que ser bem estáveis e seguras e não podem correr o perigo de dar tela azul da morte (haha, essa foi muito boa, haha).

Então vemos que de acordo com o crescimento e disseminação da internet o Linux cresceu junto sendo o grande alicerce da internet que temos hoje. Tudo isso devido ao fato de sempre estar em constante desenvolvimento, ser altamente configurável e customizável, e exigir menos hardware (graças a customização) do que os concorrentes e principalmente por ser Open Source e Free (pode-se alterar o código para suprir as próprias necessidade e não é preciso pagar por isso). Esse último na minha opinião é o que mais favoreceu para o crescimento no mundo dos servidores mas, em contra partida, foi por esse mesmo motivo que o usuário comum se afastou, preferindo usar um sistema muito menos complexo, pago, com muitos bugs e vírus e que dava tela azul da morte dia-sim dia-não, mas já que todo mundo estava usando (era moda) devia ser bom,(sim tinha uma qualidade com ele dava para navegar na net a procura de tutoriais de como instalar e usar o sistema Linux).

Fontes: deskmundo.com/ www.pcmech.com A prova do crime

Assuntos relacionados: SO III O linux Contra Ataca.
Bookmark e Compartilhe

2 Responses to A internet Existiria sem o Linux?

  1. Pingback: Microsoft esta sabotando Firefox e Linux. « O Seo Messias

  2. Pingback: Instalando o Fedora 10Pré Release em um Pendrive de 2Gb. « O Seo Messias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: