S.O. Wars III: O Linux contra ataca.


Segundo dados da própria Asustek a companhia vendeu 2,5 milhões de Notebooks até a metade de 2008, 1,7 milhões no terceiro trimestre e espera vender mais 1,9 milhões de unidades no quarto trimestre de 2008 fechando o ano com uma venda de 6 milhões de unidades,tendo uma razão de vendas de Windows em relação a Linux  de 7:3 (em eee’s).
Então até o final do ano teremos cerca de 2,4 milhões de (felizes) usuários de Linux, lembrando que esses são apenas números da AsusTek, porque ainda temos a Positivo, HP, Acer, Dell, todos vendendo (com maior ou menor ênfase ) computadores com Linux embarcado.

O que me deixa mais triste, é que a versão de Eeepc com Linux Xandros é mais rápida e mais fácil de usar principalmente para pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com informática, sendo a melhor opção para marinheiros de primeira viagem, pois esses não vão precisar se preocupar com vírus e malwares (só este já é um belo atrativo), alem do que a versão do Linux é mais barata devido a licença do Windows e é sempre o EeePC que vem com Linux que fica desligado na prateleira ou que fica nos piores lugares das vitrines.

A Microsoft ainda detêm a hegemonia nos computadores domésticos (lavam, passam e limpam a casa. Entenderam? Domésticos, ah deixa pra lá.), cerca de 90% dos computadores do mundo (descontando servidores) rodam o sistema Windows, mas na minha opinião ela acho que ela tem com o que se preocupar. O mesmo tempo que a popularidade Open Source cresce a do Windows cai.. Foi anunciado o fim do Windows XP (o melhor da Microsoft até hoje), existe uma má aceitação mundial pelo Windows Vista além do consumo exagerado de hardware alguns toques cosméticos que não agradaram a todos (bem, não agradou a quase ninguém) e outras incompatibilidades.

Do outro lado: O Firefox já detêm 20 % do mercado de navegadores, que é dominado (por enquanto) pela Microsoft, enquanto o Windows 7 esta previsto para uma data sombria que compreende algo entre hoje e algum dia de 2011 distribuições como o Fedora, Ubuntu e Open Suse, Xandros e o Sugar (OLPC) estão sempre trazendo as mais diversas novidades e com uma velocidade muito grande, tendo lançado uma distribuição em media a cada 6 meses, isso sem contar com a correção de bugs muito mais rápida que a da Microsoft e ainda tem muito chão pela frente até chegar um versão estável do Windows 7 ( se é que algum dia o Windows vai ser estável).

Para terminar, A Microsoft esta passando por um período no minimo turbulento mas não vai falir e não vai deixar de ser a maior empresa de software do mundo (pelo menos não de uma hora para outra), mas um coisa é certeza,o mundo esta mudando, o consumidor (usuário) esta vendo que existem outras alternativas e que essas alternativas são mais baratas, muitas vezes gratificantes (no que diz respeito a aprendizado e liberdade) e que não são um bicho de sete cabeças como eram a algum tempo atrás, claro que toda aquela complexidade do Linux ainda existe, mas esta escondida por trás de interfaces gráficas muito bem acabadas e simples de usar.
Leia também:

Como instalar o Ubuntu 8.10 em um pendrive

Quanto custa desenvolver um sistema linux completo?

Instalando o Fedora 9 em um pendrive.

Bookmark e Compartilhe

Fonte: computerworld.com

Anúncios

One Response to S.O. Wars III: O Linux contra ataca.

  1. Pingback: A internet Existiria sem o Linux? « O Seo Messias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: