OLPC Windows x OLPC Linux, quem vai ganhar?


Por fora tanto a versão com Windows quanto a com Linux-Sugar, do projeto XO laptop’s (OLPC), são  exatamente iguais, mas basta vermos os dois funcionando para ver a diferença.
Na versão com Windows você tem todos os prós e contras desse sistema (leia-se contras=virus, tela azul, bugs etc). É uma versão completa do Windows XP Professional, que de fato pode rodar qualquer software que possa se instalado em qualquer computador com Windows XP, é claro que respeitando as devidas limitações de hardware do pequenino(processador, memória, HD e etc), definitivamente não da para rodar Crysis. Embora a Microsoft tenha se esforçado para deixar o sistema enxuto (hahahaha) para poder rodar com disco de 2 Gb de memória flash e já tenha desvolvido um bom número de drivers para o projeto XO (sinceramente gostava mais quando era chamado OLPC),o projeto com Linux se destaca.Para continuar lendo clique
Mas o que falta para o Windows é personalização, coisa que o Linux vence com margem. O modelo com Linux vem pré instalado com uma suite de jogos educativos, ferramentas de programação e varios outros softwares, todos feitos em cima de um Sistema Operacional robusto e de fácil uso conhecido como Sugar. É claro que na versão com windows pode se instalar um vasto número de programas educativos escritos para windows, mas é bom lembrar teria que usar anti-virus e gastar uns 50 Mb de memoria só para deixar rodando o AVG não seria legal,mas continuaria sendo apenas um Windows com uma tela pequena e um monte de ícone pequeno.

Para o tira teima uma menina chamada Ella Taggart, filha de um editor da CNET, de oito anos(a menina tem oito anos não o editor, para quem não entedeu) foi a feliz voluntária para testar o XO com os dois sistemas, nada melhor do que o público alvo para testar algo feito para eles.

Ella passou a tarde e uma noite testando os dois (dá um trocadilho aqui, não dá? Ella , ela rs ), navegando na internet, digitando palavras na wikipédia, joguinhos e tudo o que ela (trocadilho de novo) tinha direito. No final após ter passado bastante tempo brincando com sintetizador de voz do Linux e um joguinho do Windows chamado Magic School Bus, chegou ao seu veridicto.
Achou a  navegação na internet no Linux mais lenta, em parte porque não conhecia o web browser os menus e os ponteiros era diferentes para ela que nunca tinha usado linux, o menu diferente do sistema tambem a deixou um pouco no confusa começo. Mas o fato de ter pegado emprestado os dois para ficar a noite brincando, usando os dois foi que a fez dar outra oportunidade para o linux. No final ela escolheu o modelo com linux, embora tenha dito que gostou do XO independente do sistema instalado nele, porque é divertido ter algo feito especialmente para as crianças (adultos não gostaram devido ao pequeno teclado).


Isso prova que na verdade não importa o sistema instalado e sim
o uso que é dado para ele, e quem vai ganhar a corrida será o sistema
que  melhor suprir as necessides do projeto, que é educar. Eu não tenho
dúvidas que o linux vai ganhar essa parada.

As crianças, com experiencia em windows ou não, não se importam com o sistema instalado e se é mais fácil ou dificil, o que elas querem é se divertir, usar a web cam, navegar em sites, bater papo desde que seja agradavel e que funcione.
Um exemplo prático é a minha enteada de 12 anos, esses dias atrás ela (minha enteada, não tem mais trocadilhos)fez loggin no Windows da minha máquina que está em dual-boot(mas nunca usado) e o engraçado ela ficou meio perdida a princípio já que nós usamos diariamente o Linux Fedora 9, que é a nova base do OLPC (ou XO se preferir), mostrando que o que realmente importa é o sistema que você esta acostumado a usar.

Retirado de: CNET News
Livre tradução e intepretção.

E vocês, o que acham do One Laptop per Child “OLPC” “XO”?
Comentem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: